Hoje venho dar-vos uma opinião sobre um reality show que encontrei ontem por acaso no canal francês M6.
O formato chama-se "Ne dites rien à la mariée", ou seja, "Não digas nada à noiva" e o princípio é simples: a produção oferece um montante, neste caso 15 000 euros, a casais que já estão noivos há algum tempo mas que não têm dinheiro para poderem concretizar o tão desejado dia do casamento. A única condição que lhes impõem é que seja organizado em apenas 3 semanas e exclusivamente pelo noivo!
A noiva é "enviada" para casa da mãe e não saberá de nada até ao dia do próprio casamento.
O noivo tem de tratar de tudo: igreja, cartório, local da boda... até mesmo o vestido da noiva é escolhido por ele, sem qualquer indicação ou ajuda da noiva!
Este programa é baseado no formato inglês "Don't Tell The Bride", transmitido pelo canal BBC three e que já vai na 6ª temporada desde que estreou em 2007! Hoje será transmitido o primeiro episódio e pelo que eu vi no site, a noiva não vai gostar muitos das escolhas do noivo...
Não vou negar que a ideia é boa para agarrar os espectadores e chamar audiências e que até é um tanto quanto romântico ver um noivo afincado a tratar de todos os pormenores, sempre com a mente no que a noiva irá ou não gostar, mas confesso que às vezes até ficava um pouco angustiada quando via o noivo a fazer escolhas que eram completamente diferentes do que a noiva por sua vez dizia que gostava.
Além disso, o noivo tem de se cingir ao orçamento de 15 000€ e notou-se que para tentar agradar a noiva fazia gastos desnecessários em detrimento de outros que eram renegados para os últimos dias e para os últimos trocos. Na emissão de ontem, o noivo esqueceu-se de tratar do catering e a dois dias do casamento tinham local para a boda mas não tinham comida! Um erro que podia dar cabo da festa se não o conseguisse resolver a tempo!
Outro exemplo: nove dias antes, a noiva recebeu o convite que o noivo mandou fazer, através da futura sogra. Ao ler o cartãozinho apercebe-se que o noivo só tratou das coisas para um casamento civil, quando a noiva e toda a sua família fazem questão que ele se case pela igreja! E a nove dias da cerimónia não havia padre nenhum que aceitasse casá-los sem a devida preparação religiosa que costuma demorar semanas! No entanto, (decerto com a magia da televisão por trás) lá se arranjou um padre generoso que se dispôs a celebrar a cerimónia!
A parte floral foi completamente esquecida e ficou-se pelo bouquet da noiva, flores na lapela dos meninos das alianças e algumas pétalas espalhadas pelo chão e mesas do salão de festas. Nem um centro de mesa havia para alegrar o ambiente! O que foi pena porque a decoração da sala até era gira, faltava apenas o toque natural das flores.
Resumindo, é um programa de entretenimento interessante, mas eu sinceramente não queria estar na pele daquelas noivas que se arriscam a ter um dia completamente diferente e talvez até oposto do que sonharam durante anos, caso os noivos não tenham os mesmos gostos ou não saibam o que elas gostam.