quarta-feira, 16 de maio de 2012

Faça você mesma: convites personalizados


Hoje trago um Faça Você Mesma que toda a gente vai gostar de ver... Que tal fazerem os vossos convites em casa? Pode parecer complicado mas não é. E assim podem ter convites ajustados ao que vocês gostam e claro, unicos e personalizados. E não precisam de ser grandes artistas dos trabalhos manuais para conseguirem uma coisa gira...

Material:
Folhas de cartolina 30x30 nas cores da vossa escolha (aqui utilizou-se vermelha, beje e rosa)
Papel brilhante ou com efeitos à vossa escolha para imprimir
Fitas para decorar (larga e estreita)
Impressora
Régua
Tesoura
Cola

Passo 1
Comecem pela cartolina vermelha. Desenhem a lápis o esquema dos contornos do convite tal como mostra a imagem. Estas medidas são aproximadas e darão origem a um convite de tamanho semelhante ao A6 mas podem sempre adaptá-las aos vossos gostos. Atenção que o desenho não está feito à escala. Serve apenas para vos mostrar as medidas.



Passo 2
Recortem então a figura na cartolina vermelha. Vão ter algo semelhante a isto:



Passo 3
Dobrem a aba inferior do desenho seguindo o tracejado. Deitem umas gotinhas de cola nos locais indicados. Esta pequena bolsa servirá para inserirem por exemplo o mapa do itinerário para o local da boda. Se preferirem e se o mapa for estreito o suficiente, podem colar os quatro cantos da bolsinha.


Passo 4
Com a ajuda de uma régua, dobrem nos restantes tracejados.



Passo 5
Colem a fita à volta do convite. Cuidado com o remate. Se utilizarem uma fita opaca, como cetim por exemplo, podem aplicar cola em qualquer parte, mas se for transparente como a da foto, cuidado porque a cola trespassa a fita. Escondam as pontas debaixo da bolsa do mapa e na aba exterior, não a levem mesmo até à ponta. Rematam um pouco mais dentro, pois depois esconderão com o monograma.


 
Passo 6
Tratem agora dos cartões para o interior. Imprimam num papel brilhante por exemplo e sobreponham em cartolina de uma cor contrastante. Assim além de dar outra consistência, o efeito “moldura” dá um toque especial. No cartão do convite propriamente dito, podem adicionar um lacinho em fita de cetim, como vêem na foto…
Neste convite, ainda acrescentaram uma foto dos noivos na parte exterior da bolsa do mapa.



Passo 7
Façam o vosso monograma no Word. Neste exemplo apenas utilizaram uma letra porque em certos países apenas se utiliza a inicial do apelido do noivo. Aqui em Portugal usamos as iniciais dos dois noivos e basta brincar com as caixas de texto no Word para criarem o vosso monograma. Com um tipo de letra bonito conseguem maravilhas.
Imprimam no tamanho desejado e colem em cartolinas de cores diferentes, tal como fizeram nos cartões interiores.


Agora basta colar o monograma na aba do convite (não se esqueçam de esconder o remate da fita).

E já está… Simples e elegante.


Fonte e fotos: project wedding.com

P.S. Puxem pela vossa imaginação e brinquem com os materiais. Este exemplo pode ser apenas um ponto de partida. Se utilizarem outras cores, papéis de várias texturas, outros tipos de letra e até aplicarem pequenos brilhantes por exemplo, podem ter resultados super giros e originais…

Sem comentários:

Enviar um comentário