terça-feira, 12 de junho de 2012

12 de junho - Dia dos Namorados no Brasil


Hoje comemora-se o Dia dos Namorados no Brasil.
Mas se na Europa e nos Estados Unidos a data comemora-se em fevereiro, então porque é que no Brasil é neste dia?
A origem desta comemoração está no ano de 1949, quando o técnico de publicidade João Dória, na altura a trabalhar na Agência Standart Propaganda, organizou uma campanha para melhorar as vendas de uma loja no mês de junho, que na altura era um mês bastante fraco para as vendas.
A campanha foi um êxito, a Standart ganhou o prémio de agência do ano e por consequência, instituiu-se o dia 12 de junho como data para a troca de presentes entre os apaixonados, com o apoio da Confederação do Comércio de São Paulo e com o apoio de todos os comerciantes....
Para além disso, o 12 de junho é a véspera do dia de Sto António, um santo Português com fama de casamenteiro.

Foto: Eduardo Gageiro, Lisboa 1967
Em Portugal, neste mesmo dia, é feriado na cidade de Lisboa pois Sto António é o seu padroeiro e uma maneira de comemorar o dia, para além das marchas populares e dos arraiais, é celebrando os "Casamentos de Santo António".
Esta é uma tradição que já vem desde o ano 1957 e que consiste numa cerimónia em conjunto onde vários casais casam ao mesmo tempo na Sé Catredal de Lisboa. Atualmente são cerca de 15 a 20 os casais que participam em cada ano, contando com casamentos religiosos e no civil, mas há décadas atrás, a cerimónia era apenas pela igreja e reunia às vezes mais de cinquenta casais que queriam o dia do seu casamento abençoado pelo santo. Alguns desses casais juntam-se agora às cerimónias para comemorarem bodas de prata ou de ouro.

Dois países, duas maneiras de homenagear o santo casamenteiro: no Brasil comemoram os namorados, em Portugal comemoram-se casamentos!

Como não podia deixar de ser, desejo um Feliz Dia dos Namorados para quem me acompanha no Brasil e um feliz Santo António para quem é de cá, com um beijo especial claro para as noivas de Santo António! ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário