Pois é... Tenho andado desaparecida e os artigos Faça Você Mesma então nem se fala!
Hoje vou tentar-me redimir da minha falha. Trago-vos um passo a passo da net mas com um exemplo real de como adaptá-lo, por exemplo para criar um Livro de Honra para as mensagens aos noivos, utilizando a técnica da encadernação japonesa.
- capa e contra-capa
- folhas lisas para o interior
- fita ou outro material para costura (aqui a nossa noiva utilizou arame)
- agulha
- agulhão para as furações (aqui foi utilizado crop-a-dile mas podem utilizar o que tiverem mais à mão que também fure)
Este álbum tem 13 cm x 18 cm. Aqui a só temos os passos da encadernação propriamente dita, sendo que a decoração das capas fica a vosso critério... Podem fazer lisas, forrar a papel de parede, tecido, etc...
Façam uma lombada, na capa e contra-capa, de 2,5 cm. Inicia-se sempre com os furos das extremidades, a mais ou menos 0,6 cm da borda. Os restantes furos devem ser feitos em distâncias iguais, ao longo da lombada. Aqui foram feitos a cada 2 cm, mas podem variar a distância de acordo com o tamanho do álbum. O mesmo vale para a distância entre a lateral do álbum e a furação, dependendo do efeito que querem criar.
Façam uma lombada, na capa e contra-capa, de 2,5 cm. Inicia-se sempre com os furos das extremidades, a mais ou menos 0,6 cm da borda. Os restantes furos devem ser feitos em distâncias iguais, ao longo da lombada. Aqui foram feitos a cada 2 cm, mas podem variar a distância de acordo com o tamanho do álbum. O mesmo vale para a distância entre a lateral do álbum e a furação, dependendo do efeito que querem criar.
O passo inicial é enfiar a fita, ou o que a substituir, pelo meio das folhas do álbum. Assim, todo o acabamento ficará escondido.
Comecem pelo furo número 2, a encadernação é feita da direita para a esquerda e, ao chegar ao final da capa, no mesmo lado mas em direcção contrária (da esquerda para a direita).
Para não correr o risco da fita fugir, usem um pouco de fita cola para iniciar a costura. Podem também utilizar um clip ou gancho para segurar nas folhas do álbum para que ele não se "mexa".
Posicionada a fita, façam a montagem do álbum (capas e folhas na ordem correta). A fita sai do interior do álbum pelo furo número 2.
Do furo número 2, a fita deve fazer a volta e entrar pela contra-capa, no mesmo furo, retornando assim para a capa do álbum.
A fita, na capa, vai para o furo número 3. Sairá na contra-capa do álbum.
Sai na contra-capa e dá a volta novamente para o furo número 3, na capa. Repitam eses passos até chegarem ao ultimo furo.
Acabamento da lateral. A fita sai no sentido horizontal, envolvendo o cantinho do álbum, e volta para o mesmo furo, na capa.
Agora, começamos a partir deste ponto a costura no sentido inverso. A ideia é preencher agora os espaços por onde não passou a fita.
Os passos são exatamente os mesmos mas em sentido contrário. Do 7, para o 6, saindo na contra-capa.
E assim sucessivamente...
Eis que chegamos no ponto de partida: o furo 2.
A agulha deve ser inserida no furo 1, sai na contra-capa no sentido vertical (envolvendo a lombada e não a parte de cima do álbum) e volta para o mesmo furo (figura B).
Sai na contra-capa e no sentido horizontal, agora fazendo o acabamento na parte de cima do álbum, volta para o furo 1 (figura C).
Virando o álbum, na contra-capa, ainda teremos um espaço a ser preenchido (figura D).
A agulha deve ser inserida no furo 2 (figura E).
Para o acabamento podem dar um nó (figura F).
Depois do nó feito, agulha deve voltar para o furo 2, assim o nó ficará escondido no interior da lombada.
No final é só cortar o que sobra na contra-capa. Neste caso acrescentou-se um laço na capa, para dar um toque de romantismo!
A nossa noivinha Liliana encontrou este artigo na net e decidiu aplicá-lo ao seu livro de honra, fazendo algumas adaptações e utilizando os seus próprios materiais...
"Sei que as imagens têm pouca qualidade, mas elas são apenas para mostrar o que se consegue fazer em tempo de crise. Quando não se dispõe de um orçamento elevado para se celebrar o nosso casamento há que meter as mãos ao trabalho e fazer as coisas nos mesmos, estes são alguns exemplos do que se pode fazer, mas ainda há muito mais que irei fazer, aproveitando o que a natureza tem de melhor. Pode dar muito trabalho, mas no final o resultado compensa."
Meninas que seguem este blog, se tiverem trabalhos feitos por vós e que queiram mostrar até para ajudar outras noivas, mandem para o e-mail que encontram no separador "Contacto" que também os vossos trabalhos podem ser divulgados...
.
Fonte: tatianabarboza.blogspot.pt
Fotos: Liliana e tatianabarboza.blogspot.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário