sexta-feira, 15 de março de 2013

Faça Você Mesma: Bolas Decorativas em Trapilho


Hoje trago-vos uma sugestão para uma possível decoração utilizando pompons. Podem aplicar estas bolinhas de pano quer na decoração do salão, quer na decoração da igreja... Simples, fácil e baratinho de se fazer....

Para este trabalho podem aproveitar aquelas t-shirts que já não utilizam e cortá-las às tirinhas finas ou então podem também comprar o trapilho já cortado em qualquer retrosaria, pois este também é um material muito utilizado para quem gosta de lavores como tricot ou crochê.

Com a ajuda de um compasso ou algum molde circular, desenhem duas "argolas" em cartão do mesmo tamanho com um buraco no meio e cortem um pedaço, tal com vêem na imagem. Deixem uma distância razoável porque a largura entre a extremidade do cartão e o buraco é que vai definir o tamanho com que as fitinhas vão ficar, por isso quanto mais pequena for essa distância, mais pequeninas vão ser as pontas das fitas e consequentemente, mais pequena vai ser a vossa bola. Podem também optar por fazer moldes com espessuras diferentes para conseguirem bolas de diferentes tamanhos.

Cortem as t-shirts em tiras finas, quanto mais compridas melhor. Podem também como já vos disse, utilizar trapilho já feito. Encontram rolos de várias cores, em qualquer retrosaria. (até em lojas de chineses eu já encontrei deste material, por isso como vêem é um material de fácil acesso).

Com uma tira, contornem o buraco em cima do primeiro molde de cartão. Deixem as pontas relativamente compridas porque vai ser esta fita que vai amarrar o vosso pompom e eventualmente vai servir para o pendurar onde o pretendem. 
De seguida pousem o segundo molde por cima para a fita ficar entre os dois.

Agora, sem deixar escapar a outra tira que contorna o interior do molde de cartão, comecem e enrolar as fitas de trapilho no molde. A ponta fica virada para fora e sempre que acabar uma fita, deixem as pontas viradas para fora.

Cubram todo o molde com as fitas de pano.


Depois de tudo muito bem enrolado, dêem um nó simples com a fita que segura o interior do pompom. Não o apertem definitivamente, pois ainda vão ter de apertar melhor as fitas...

Segurando com a mão no centro do molde, cortem com uma tesoura as fitas, sempre pela parte exterior do círculo. Desta fora as fitinhas vão ficar mais ou menos pelo mesmo tamanho.




Agora sim é hora de apertar bem a bola de pano. Retirem os moldes de cartão e dêem uma laçada e um nó bem fortes nas fitas para que o "ramalhete" fique bem seguro e apertado.


Por fim basta ajeitar com as mãos as fitas de maneira à bola ganhar um forma mais   compacta e uniforme.




E aqui têm os vossos pompons de tirinhas de pano. Agora é só pensar onde os vão pendurar....



Foto: Joyzz

Sem comentários:

Enviar um comentário